FUNÇÃO Ex: Administrador

Como prosperar em um clima de negócios instável?

Noticia 143

-

Enviar por E-mail
Enviar por E-mail

E-mail:

Você já ouviu falar em GenFluxers? O termo, que significa Geração do Fluxo, é originário dos Estados Unidos e vem sendo destaque no mundo corporativo. Pedro Paulo Galindo Morales, especialista em controladoria, explica que se trata de uma nova geração que “tem uma mentalidade que abraça a instabilidade e consegue ser bem-sucedida em um clima de negócios cada vez mais instável”. Ele coloca: “Os GenFluxers sobrevivem em um mundo caótico e tem uma grande capacidade de se adaptar às mais variadas situações”.

Segundo Morales, em seu artigo “Conheça a Geração do Fluxo (os GenFluxers)”, a pressão constante para que os colaboradores aprendam coisas novas faz com que as pessoas sintam vontade de “estar despertas, pois de um instante para outro todas as novidades podem se tornar obsoletas”.

O especialista esclarece que os GenFluxers, em que também podem se encaixar os profissionais de meia idade, devem se acostumar com mudanças cada vez mais radicais e velozes. “A Geração do Fluxo é afetada porque hoje tudo é rápido demais. As informações transitam de uma maneira muito rápida dentro das organizações e isso faz com que as novas gerações, e aqueles que estão no mercado de trabalho, tenham que conviver com mudanças cada vez mais rápidas e as organizações esquecem que o ser humano ainda necessita de nove meses para nascer, continuam fazendo a digestão da comida em duas horas e necessitam, ao menos, de seis horas de sono”, diz.

Para Morales, toda organização precisa evoluir na sua estrutura, sistema e cultura organizacional para que ela permaneça competitiva frente às mudanças ocorridas em seus mercados específicos. “Os líderes dessas organizações precisam ser criativos e serem capaz de adaptar as técnicas de gestão de pessoas para motivar seus liderados a enfrentar um desafio a cada dia”, reforça.

A receita para sobreviver e até prosperar nesse clima, segundo o especialista, é aceitar viver sempre em estado de alerta, “como se estivéssemos sempre com um radar ligado em nossa cabeça para captar novas ideias”, articula e complementa: “Para educar essa nova geração é preciso que as instituições de ensino se adaptem a esse novo modelo de comportamento que esta surgindo nas empresas. É preciso ensinar novas táticas para uma época em que a habilidade principal é a capacidade de aprender novas habilidades”, conclui.

Comente

41 3312-1200

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br