FUNÇÃO Ex: Administrador
ESTADO Ex: Paraná

Plano de cargos e salários sem complicações

por Redação Salário BR
04/09/2012

Noticia 91

Redação Salário BR - 04/09/2012 | 17:03

Atualmente, é enorme a importância de um plano de cargos e salários coeso, justo e transparente dentro de uma organização, já que é um projeto que tem como objetivo garantir o bom funcionamento da empresa, uma vez que define cargo, funções e valores a serem pagos baseado na complexidade das atividades executadas. Ou seja, com um plano de cargos e salários bem estruturado, a empresa está preparada para ser efetivamente competitiva.

Suélen Soares, diretora de negócios da JR Consultoria – UFPR, em entrevista exclusiva ao Salário BR, informa que hoje muitas empresas encontram dificuldades em definir um bom plano. “É preciso dizer que, primeiramente, a organização precisa estar preparada para a mudança, tanto financeira quanto organizacionalmente. Além disso, é preciso uma conscientização dos colaboradores, que muitas vezes se apegam ao cargo informal que possuem e, depois de bem definidas suas obrigações, precisam se adaptar às novas formas de cobrança e mensuração de resultados”, revela.

Para a organização realizar um plano efetivo, diz ela, é preciso deixar muito claro o motivo das mudanças, “seja ele mensuração de resultados ou redução de custos, além de expor os benefícios, e buscar sempre manter um ambiente colaborativo”.

 

Confira algumas dicas para implantar um plano de cargos e salários:

 

Todo projeto deve ser muito transparente para que os colaboradores entendam desde o principio o objetivo e se sintam parte dele. A implementação começa desde o planejamento e as etapas são:

1. Planejamento do projeto;

2. Divulgação;

3. Levantamento de atribuições: entrevistas com uma amostra de funcionários de cada cargo;

4. Descrições de cargo: definição exata das atividades executadas por cada cargo;

5. Avaliação e classificação dos cargos: se o cargo é de cunho operacional, estratégico, etc;

6. Pesquisa salarial: verificar quanto o mercado está pagando para se basear no segmento e na tendência;

7. Determinação de estrutura salarial: verificar se deve acompanhar o mercado ou ter outras estratégias salariais como benefícios, horas reduzidas;

8. Exercício de enquadramento de cargos e salários: momento de estudo da melhor estratégia de implementação e momento financeiro favorável para a empresa.

9. Política de cargos e salários: documento que rege um conjunto de normas, procedimentos e ações que garantam a manutenção do plano criado assim como delineiam a política de promoção, aumento de salarial, etc. 

por Redação Salário BR
04/09/2012

Comente

0800 41 2400

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br