FUNÇÃO Ex: Administrador

Trabalho x Emprego:você sabe a diferença?

Noticia 2587

-

Enviar por E-mail
Enviar por E-mail

E-mail:

Não é incomum encontrarmos as palavras trabalho e emprego sendo usadas como sinônimos uma da outra. Mas fato é que conceitualmente elas são bastante diferentes.

 Entende-se por trabalho o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. É o resultado de um conjunto de atividades realizadas, enquanto o  emprego é o cargo que o indivíduo ocupa em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico e/ou mental) é devidamente remunerado.  O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira.

 Enquanto o  trabalho é a atividade exercida com um objetivo definido, desde os primórdios da existência humana, o conceito de emprego é bem mais recente e surgiu por volta da Revolução Industrial, se propagando com a evolução do capitalismo.

 Durante muitos anos, a forma predominante na relação das pessoas com o trabalho foi a escravidão. Tratava-se de uma relação de propriedade em que o trabalhador era um escravo propriedade do seu patrão. O proprietário podia usar o escravo ou vendê-lo por sua única vontade e, obviamente, apropriar-se do fruto do seu trabalho.

 A partir do século XIX, a escravidão deixou de ser a forma dominante de emprego, num processo relacionado com o avanço do sindicalismo e da democracia.

 Atualmente, a forma de emprego dominante é o trabalho remunerado. O empregado estabelece um contrato com a sua entidade empregadora ou patronal, no qual decidem o preço pelo qual será vendida a força de trabalho, bem como as condições mediante as quais irá ser prestado o respectivo trabalho.

 O preço do trabalho recebe o nome de salário ou remuneração, podendo ser pago diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensal e até mesmo por  hora.

Comente

0800 001 1212

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br